Japão. Tartarugas em risco de extinção desaparecem de Zoo de Okinawa

Mais de seis dezenas de tartarugas de espécies ameaçadas de extinção desapareceram de um Jardim Zoológico na ilha subtropical japonesa de Okinawa. A informação foi avançada na quinta-feira por funcionários do Zoo.

“As tartarugas eram alimentadas duas vezes por semana. Da última vez que foram alimentadas, um dos funcionários do Jardim Zoológico apercebeu-se que o número de animais tinha diminuído significativamente”, disse à AFP Kozue Ohgimi, chefe da seção de Jardins Zoológicos e museus de Okinawa, no sul do Japão.

O Conselho de Administração do Jardim Zoológico teme que as tartarugas tenham sido roubadas para serem vendidas como animais de estimação no mercado negro: “Estes animais são negociados a preços altos”, disse Ohgimi.

As tartarugas são pequenas e não têm mais de 20 centímetros de comprimento. No total, 64 tartarugas – 15 da espécie Ryukyu e 49 da Cuora Flavomarginata –  desapareceram.

Ambas as espécies estão na lista vermelha das espécies ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza e também foram designadas “tesouros nacionais” pela Agência Japonesa de Assuntos Culturais, organização que proíbe o comércio destes animais.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.