Coreia do Norte. Imprensa oficial chama “idiota” a Shinzo Abe

A Coreia do Norte chamou esta quinta-feira idiota ao primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe.  O regime de Pyongyang avisou que o “idiota e vilão” Shinzo Abe não deve sequer sonhar colocar o pé em Pyongyang. As acusações foram proferidas num editorial da imprensa oficial norte-coreana carregado de insultos. O texto surge como uma resposta às críticas a um teste de armas norte-coreano.

A Coreia do Norte testou o que chamou de “lançadores de mísseis de grandes dimensões” em 31 de Outubro, mas o Japão defende que provavelmente terão sido mísseis balísticos que violam as sanções da Organização das Nações Unidas (ONU).

Abe condenou o teste na cimeira da ASEAN que decorreu esta semana. O primeiro-ministro japonês disse ainda que estava ansioso para se encontrar com o líder norte-coreano, Kim Jong Un, num encontro “sem condições prévias”. O encontro deveria servir para resolver a questão de cidadãos japoneses sequestrados pelo regime norte-coreano, informou o governo japonês, de acordo com a agência de notícias Kyodo.

“Abe é um idiota e vilão, está a fazer barulho como se uma bomba nuclear tivesse sido lançada sobre o Japão, levantando questão sobre o teste de fogo de grandes lançadores de foguetes da RPDC (República Popular Democrática da Coreia)”, disse Song Il Ho, embaixador norte-coreano para as relações com o Japão, de acordo com a agência de notícias estatal KCNA.

“Abe será aconselhado a nem sonhar em atravessar o limiar de Pyongyang, uma vez que ele lançou uma torrente de injúria às justas medidas da RPDC para autodefesa.”

O comentário sinaliza um revés para a esperança de Abe de resolver o problema dos cidadãos japoneses sequestrados. Ele prometeu trazer todos eles de volta e afirmou que estava disposto a se reunir com Kim sem condições.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.