Tailândia. Ataques coordenados fizeram quinze mortos no sul do país

Pelo menos 15 pessoas morreram e várias ficaram feridas esta quarta-feira na sequência de ataques coordenados atribuídos aos insurgentes muçulmanos no sul da Tailândia. O conflito já vitimou cerca de sete mil pessoas desde 2004.

Os rebeldes invadiram três postos de segurança na província de Yala na noite de terça-feira, disse à agência espanhola Efe um representante do Comando de Operações de Segurança Interna.

Como é norma nos ataques no sul da Tailândia, ainda nenhum dos grupos rebeldes que operam na região reivindicou estes ataques coordenados.

Os ataques com armas brancas, assassinatos e ataques com explosivos são frequentes nas províncias de Pattani, Yala e Narathiwat, no sul da Tailândia, apesar do destacamento de 40 mil membros das forças de segurança e do facto de o estado de emergência estar em vigor.

Mais de 7.000 pessoas morreram em confrontos nessa área desde que o movimento separatista muçulmano retomou a luta armada em 2004, após uma década de paz, segundo a organização Deep South Watch.

Os insurgentes, muçulmanos e de origem malaia, denunciam a discriminação que sofrem do Governo central e exigem mais autonomia e até a criação de um estado islâmico que integre as três províncias que formaram o antigo sultanato de Patani e que a Tailândia anexou há mais de um século.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.