A Universidade de Macau (UM) e a Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim (BFSU) entregaram os prémios do 1.º Concurso de Tradução Chinês-Português para instituições de ensino superior da China, anunciou esta quinta-feira a instituição em comunicado.
A cerimónia teve lugar nas instalações da Universidade de Macau na quarta-feira. Duas alunas, uma da BFSU e outra da Universidade de Estudos Internacionais de Xangai, venceram a prova, disputada a 28 de Outubro.
Segundo a organização, “acredita-se que o concurso aumentou o entusiasmo dos alunos de português e descobriu potenciais tradutores de chinês-português”.
No comunicado, sublinha-se ainda o facto de actualmente existirem na China “mais de 40 instituições de ensino superior que possuem cursos de licenciatura em português”.
“Porém, ainda não há concursos de tradução de alta qualidade a nível nacional, o que levou a Universidade de Macau e a Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim, consideradas as duas maiores instituições pioneiras em Macau e no interior da China no ensino da língua portuguesa, a realizarem em conjunto uma plataforma que permitisse a comunicação e competição saudável entre os alunos”, pode ler-se na mesma nota.
Leave a Reply