Hambúrgueres e violência. Anúncio deixa Bélgica em polvorosa

Um anúncio em que uma mulher é agredida por um homem porque não lhe deu um hambúrguer da marca certa gerou uma onda de críticas na Bélgica. Consumidores e políticos caracterizaram a publicidade de “repugnante” e “irresponsável”.

O Conselho Belga da Publicidade, órgão que regula o sector na Bélgica, registou cerca de três centenas de queixas desde terça-feira, disse a directora do organismo, Sandrine Sepul, à agência France Press na quarta-feira.

Postada no Facebook, a imagem mostra, num estilo pop art, um homem de fato a esbofetear uma mulher no rosto: “A sério? Um Bicky falso?”, diz o homem para justificar o gesto, referindo-se a uma marca de hambúrguer.

Na quarta-feira, todos os meios de comunicação belga fizeram eco da controvérsia gerada pelo anúncio, rapidamente retirado pelo Facebook, embora os comentários dos utilizadores da Internet ainda permanecessem visíveis: “A cada dez dias, um homem mata a sua esposa, a sua namorada ou a sua ex. E, todos os dias, há mulheres humilhadas, violadas, espancadas”, escreve o jornal “Le Soir”, que se perguntou como é que, em 2019, os publicitários ainda concebem este tipo de campanha.

As ministros da Igualdade de Oportunidades das regiões de Bruxelas e Valônia, Nawal Ben Hamou e Christie Morreale, respectivamente, anunciaram que levaram o caso ao Ministério Público.

A primeira justificou a apresentação de queixa no Ministério Público com o carácter “repugnante e completamente irresponsável” da campanha, enquanto Christie denunciou que “o uso de violência contra mulheres na publicidade é irresponsável”.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.