
Seis elefantes selvagens afogaram-se ao cair a uma cascata na Tailândia e outros dois conseguiram salvar-se, mesmo depois de terem tentado resgatar um dos outros paquidermes que caíram à água. A informação foi este sábado avançada pelas autoridades do Parque Nacional de Khao Yai.
De acordo com um comunicado do Departamento de Parques Nacionais, Vida Selvagem e Conservação de Plantas da Tailândia, funcionários do Parque Nacional de Khao Yai ouviram o “pedido de ajuda” dos elefantes. Horas depois, seis corpos foram encontrados no fundo da cascata Haew Narok, expressão tailandesa que significa “O Abismo do Inferno”.
Aparentemente, dois outros paquidermes terão tentado salvar um companheiro que caiu, tendo ficado presos numa rocha. Os dois elefantes acabaram por se salvar.
Um vídeo mostra um dos paquidermes a lutar desesperadamente para regressar ao local onde estava o parceiro. Os funcionários do parque lançaram alimentos misturados com suplementos nutricionais, na tentativa de providenciar energia aos animais para que pudessem regressar à floresta.
Mais tarde, os funcionários do parque adiantaram que os dois animais tinham sido resgatados, mas encontravam-se extremamente exaustos. O porta-voz do departamento de parques nacionais da Tailândia, Sompoch Maneerat, disse que não está claro o que causou o acidente: “Ninguém sabe ao certo a razão pela qual caíram, mas a região foi palco de aguaceiros fortes na segunda-feira à noite”, disse o responsável à AFP.
A cachoeira permaneceu encerrada ao turismo durante a operação de resgate dos animais. O elefante é o animal nacional da Tailândia, mas o número de paquidermes no país está reduzido a alguns milhares de espécimes.
A desflorestação forçou a população selvagem a um contacto mais próximo com os seres humanos nas últimas décadas, dada a redução dos habitats naturais.
Leave a Reply