O advogado Leonel Alves, a ANIMA – Sociedade Protectora dos Animais, o presidente da Direcção da Escola Portuguesa de Macau, Manuel Machado, o académico Carlos André, a tradutora Manuela Sousa Aguiar, o acessor jurídico Rui Amaral e o polícia António Manuel Pereira. O Governo deu a conhecer esta segunda-feira os nomes das personalidades reconhecidos com medalhas e títulos honoríficos. O número de portugueses distinguidos é o mais expressivo dos últimos anos.
O Governo de Macau vai agraciar dois empresários e membros do Conselho Executivo com o Lótus de Ouro, a mais alta condecoração concedida pelo Executivo, foi esta segunda-feira anunciado.
Liu Chak Wan e Ma Iao Lai vão ser distinguidos com o Lótus de Ouro, de acordo com a lista de 44 personalidades e entidades que vão receber, em Novembro, medalhas e títulos honoríficos.
Membro do Comité Permanente da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, o empresáro Liu Chak Wan preside ao Banco de Desenvolvimento de Macau. Liu Chak Wan é presidente da Associação Comercial de Macau.
As seis medalhas de prata vão ser entregues ao advogado macaense Leonel Alves, que esteve 33 anos na Assembleia Legislativa, ao ex-deputado Cheang Chi Keong, à política Ho Sut Heng, ao arquitecto Wong Eddie Yue Kai, ao actual deputado Chan Chak Mo e ainda à Nam Kwong União Comercial e Industrial, Limitada.
Entre as medalhas de mérito, destaque para o português Manuel Augusto Martins Peres Machado, que vê distinguido o trabalho como presidente da direcção da Escola Portuguesa de Macau (EPM) ao receber a medalha de mérito educativo.
O antigo coordenador do Centro Pedagógico e Científico de Língua Portuguesa do Instituto Politécnico de Macau, Carlos Ascenso André, é agraciado com a medalha de mérito cultural.
A empresária Pansy Ho, filha do magnata do jogo Stanley Ho, será distinguida com a medalha de mérito turístico. Desde 2018, Ho é embaixadora da Organização Mundial do Turismo, agência especializada da Organização das Nações Unidas.
Leave a Reply