O operador da bolsa da vizinha Região Administrativa Especial de Hong Kong ofereceu 26,6 mil milhões de libras (33,1 mil milhões de euros) para comprar a bolsa de Londres, indicou esta quarta-feira a agência de informação financeira Bloomberg.
O presidente-executivo da Hong Kong Exchanges and Clearing (HKEX), Charles Li, disse que o negócio entre a HKEX e a London Stock Exchange Group (LSEG) irá “redefinir o mercado de capitais global nas próximas décadas”.
Caso este acordo venha a ser concluído, o que se prevê que possa acontecer no segundo semestre de 2020, será o maior da história da bolsa de Hong Kong.
Em 2012, o operador da bolsa de Hong Kong já tinha comprado a London Metal Exchange por 1,4 mil milhões de libras (1,57 mil milhões de euros).
Para Charles Li, as duas empresas têm “grandes marcas, solidez financeira e um comprovado histórico de crescimento”: “Juntos, ligaremos o Leste e o Oeste, seremos mais diversificados e poderemos oferecer aos clientes uma maior inovação, gestão de riscos e oportunidades de negociação”, salientou em comunicado.
O presidente executivo da Partners Capital International em Hong Kong, Ronald Wan, afirmou a propósito desta oferta de compra que “estas são as duas maiores bolsas do mundo”, e lembrou que “um ‘takeover’ [tomada de controle] por parte de Hong Kong, uma região administrativa especial da China, poderia ser visto como um ‘takeover’ por parte da China”: “Não será fácil eliminar todos os obstáculos em termos de regulação”, alertou.
Leave a Reply