Governo destaca progresso no plano quinquenal de desenvolvimento

O chefe do Executivo, Fernando Chui Sai On, destacou esta segunda-feira “o bom andamento” do plano quinquenal, lançado pelo Governo em 2016. A medida visa transformar o território num centro mundial de turismo e lazer.

Num encontro com os membros da comissão que conduz este processo, Chui Sai On indicou que a média de trabalhos finalizados entre 2016 e 2018 “manteve-se em torno dos 90 por cento”, de acordo com um comunicado oficial.

“Conforme o mesmo mecanismo [de avaliação], no primeiro semestre de 2019, a média de itens concluídos alcançou, igualmente, o patamar de 90 por cento, o que comprova o bom andamento dos trabalhos em geral”, pode ler-se na mesma nota.

Chui Sai On frisou que “nos últimos três anos, os ambientes doméstico e externo têm-se caracterizado pela instabilidade”. No entanto, o Executivo tem respondido “ao aumento das incertezas” com “o reforço da cooperação interdepartamental”, garantiu.

A pouco mais de três meses de abandonar o cargo que ocupa desde 2009, Chui Sai On disse esperar que os diferentes departamentos do Governo “possam demonstrar empenho na transição (…) não poupando esforços para fazer com que Macau alcance um patamar de desenvolvimento de alta qualidade, garantido a sustentabilidade do seu crescimento sócio-económico”.

Depois de ter cumprido dois mandatos, cada um de cinco anos, Chui Sai On vai ser substituído por Ho Iat Seng a 20 de Dezembro, depois do ex-presidente da Assembleia Legislativa ter sido eleito o novo chefe do Governo, no passado dia 25 de Agosto.

O primeiro plano quinquenal de desenvolvimento (2016-2020) da região administrativa especial chinesa é focado na elevação da capacidade de governação, na promoção do desenvolvimento adequado e diversificado da economia, actualmente dependente do jogo, e na melhoria do bem-estar da população.

Traça também algumas metas ambientais, de transportes e de infra-estruturas.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.