Hong Kong. Washington emite alerta de viagem para a antiga colónia britânica

O Governo dos Estados Unidos da América reforçou esta semana o alerta de segurança para os cidadãos norte-americanos que viajem para Hong Kong. A causa são os protestos, cada vez mais violentos, que têm como palco a Região Administrativa Especial chinesa desde o início de Junho. 

O Departamento de Estado norte-americano pede “maior cautela em Hong Kong devido a distúrbios civis” e pede aos viajantes que evitem manifestações e “tenham cautela se se encontrarem inesperadamente na proximidade de grandes protestos”.

Austrália, Irlanda, Reino Unido e Japão já emitiram alertas de viagem para Hong Kong.

O território vizinho vive há cerca de dois meses um clima de contestação social desencadeado pela apresentação de uma proposta de alteração à lei da extradição, que permitiria ao Governo e aos tribunais da RAEHK a extradição de suspeitos de crimes para jurisdições sem acordos prévios, como é o caso da República Popular da China. 

A proposta foi, entretanto, suspensa, mas as manifestações generalizaram-se e denunciam agora aquilo que os manifestantes afirmam ser uma “erosão das liberdades” na antiga colónia britânica.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.