Ho Iat Seng apresentou programa político

O antigo presidente da Assembleia Legislativa e único candidato ao cargo de chefe do Executivo, Ho Iat Seng, apresentou no sábado o programa político aos membros da Comissão Eleitoral.

Em 25 de Julho, a Comissão de Assuntos Eleitorais do Chefe do Executivo (CAECE) indicou que “Ho Iat Seng é o candidato proposto admitido para a eleição para a eleição do chefe do Executivo de 2019, sendo a única pessoa que entregou os boletins de propositura necessários”.

Ho Iat Seng, de 61 anos, entregou 379 boletins assinados por membros da Comissão Eleitoral do Chefe do Executivo (CECE), que vai eleger o líder do Governo de Macau em 25 de Agosto próximo.

Para apresentar o boletim de propositura os candidatos precisavam de recolher a assinatura, ou apoio, de pelo menos 66 dos 400 membros do colégio eleitoral. Cada membro pode propor um só candidato.

No mesmo local onde vai decorrer a apresentação do programa político do candidato, na Nave Desportiva dos Jogos da Ásia Oriental, vai funcionar a assembleia de voto.

Além de ser eleito pelo colégio eleitoral, o candidato a chefe do Executivo é nomeado pelo Governo Central, de acordo com a ‘mini Constituição’ do território, a Lei Básica, e a respectiva lei eleitoral.

Em 5 de Julho, Ho Iat Seng renunciou ao mandato de deputado, e automaticamente ao cargo de presidente da AL, para se candidatar ao cargo de chefe do Governo de Macau. O actual líder do Executivo, Fernando Chui Sai On, cumpriu dois mandatos e não pode recandidatar-se.

O empresário estreou-se como deputado em 2009, ano em que foi eleito para o cargo de vice-presidente da Assembleia Legislativa. Quatro anos depois, em 2013, Ho Iat Seng foi escolhido para o cargo de presidente daquele órgão. Até abril passado, foi um dos 175 membros do Comité Permanente da Assembleia Popular Nacional chinesa.

O candidato a chefe do Governo é administrador e gerente-geral da Sociedade Industrial Ho Tin S.A.R.L.; presidente do conselho de administração da Companhia de Investimento e Desenvolvimento Ho Tin, Limitada; e administrador e gerente-geral da Fábrica de Artigos de Plástico Hip Va.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.