Fundação Macau apresenta portal electrónico “Memória de Macau”

A Fundação Macau lançou esta semana o portal electrónico “Memória de Macau” de divulgação da história e da cultura do território, numa plataforma “de interacção entre todos os residentes da cidade”. O anúncio foi feito pelo presidente da fundação, Wu Zhiliang.

O projecto abarca documentos, livros, revistas, poemas, selos, peças de teatro, música, vídeos e diálogos, apresentados nas categorias “À descoberta da história de Macau”, “Colecções especiais”, “Exposições e galerias” e “Zona de interacção” e que podem ser visualizados através de texto, imagem, áudio ou vídeo.

“A história ofereceu a Macau a sua particularidade e identidade cultural. As tradições e costumes de Macau, agora apresentados aqui através de meios tecnológicos e através de documentos, mapas, fotografias, colecção, som e vídeos, certamente não vão desaparecer com a internacionalização de Macau e vão ser mantidos com o princípio ‘Um país, dois sistemas'”, afirmou Wu Zhiliang, na apresentação do novo portal electrónico.

O responsável da Fundação Macau destacou ainda que à instituição coube apenas o papel de “promotor, organizador e coordenador desta plataforma, cujo sucesso depende do esforço comum de todos”.

Este projecto, “vocacionado para construção em conjunto, partilha” vai ser a memória de todos os residentes de Macau, disse: “Não se encontram em cidades similares a Macau tantos dados históricos nem obras colecionadas por particulares. Os residentes de Macau devem ficar orgulhosos disso”, sublinhou Wu Zhiliang.

Marco comemorativo do 20.º aniversário da constituição da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), o site (www.macaumemory.mo) tem versões bilingues (chinês e português) em todos os separadores, estando também disponível em várias redes sociais como Facebook, Instagram e Wechat.

A RAEM foi estabelecida em 20 de Dezembro de 1999, na sequência da transferência de administração de Portugal para a China.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.