Pequim e Brasília acertam reforço da cooperação

Os ministros dos Negócios Estrangeiros do Brasil e da República Popular da China comprometeram-se na quinta-feira, em Brasília, a aumentar a cooperação entre os dois países em diversas áreas. A agricultura e o desenvolvimento de infra-estruturas são alguns dos domínios em que o reforço da cooperação se deve materializar.

Ernesto Araújo e Wang Yi –  que é também conselheiro de Estado da China – comprometeram-se a elevar o relacionamento bilateral para “novos níveis”, numa altura em que o governo de Jair Bolsonaro se reaproxima dos Estados Unidos, de Donald Trump, por afinidade ideológica.

Os dois ministros reuniram no Palácio do Itamaraty, no III Encontro para o Diálogo Estratégico Global Brasil-China. Em declarações à imprensa brasileira, Araújo disse que a aliança com a República Popular da China, o maior parceiro comercial do Brasil, é “essencial” para o desenvolvimento do seu país.

Desde 2009, a República Popular da China é o maior parceiro comercial do Brasil. O comércio bilateral atingiu os 98.900 mil milhões de dólares, no ano passado, de acordo com dados oficiais.

O ministro brasileiro disse ainda que está à procura de “formas de impulsionar” o intercâmbio económico e diversificá-lo, sobretudo nas áreas da agricultura, da indústria e da tecnologia: “Temos o interesse recíproco de ter maior presença da China em investimentos em infra-estruturas no Brasil”, acrescentou.

Araújo expressou a necessidade de “trabalhar para intensificar a cooperação no ensino”, com maior intercâmbio entre estudantes de ambos os países, e o interesse “muito grande” em atrair “mais turistas” chineses.

Wang Yi expressou o seu desejo em “elevar o nível de cooperação prática”, “fortalecer as sinergias” e aprofundar o seu relacionamento em áreas como a agricultura, a mineração, o desenvolvimento de infra-estruturas, a aviação civil e a cooperação espacial, entre outras: “Vamos criar novos pontos de crescimento, também em inovação científica e na economia digital”, descreveu.

O ministro chinês disse que ambos prometeram fortalecer o seu trabalho e “intensificar os intercâmbios” no quadro multilateral – os dois países são membros do grupo de economias emergentes BRICS ou do G20 – para “responder aos desafios globais e desempenhar um papel positivo na salvaguarda e promoção da paz e crescimento da economia mundial”.

Araújo disse que foram convocadas reuniões específicas de “diálogo político” para discutir posições sobre “questões no Médio Oriente e na América Latina”.

“O Brasil e a República Popular da China são dois países que têm interesses diversos em todas as regiões do mundo e isso exige um diálogo profundo para entender melhor as respectivas posições e percepções sobre essas regiões”, explicou.

Os dois ministros concordaram ainda em desenvolver o diálogo sobre “questões consulares” e “cooperação legal”, com especial interesse no “interesse comum no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro”.

Bolsonaro planeia fazer uma visita oficial à República Popular da China, no final de Outubro, enquanto o Presidente chinês, Xi Jinping, é esperado no Brasil para a cimeira dos chefes de Estado dos BRICS, em Novembro.

Bolsonaro, assumido anti-comunista, provocou apreensão em Pequim, durante a campanha eleitoral, com a aproximação a Taiwan e críticas à China: “A China não está a comprar no Brasil, está a comprar o Brasil”, afirmou na altura.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.