Um grupo de adeptos do território, apoiados pelo deputado Sulu Sou, está a convocar, através das redes sociais, um protesto contra a Associação de Futebol de Macau. Os responsáveis pela iniciativa convidam todos quantos conseguiram bilhete para o Torneio Internacional por Convite a vestirem de negro. A partida coloca esta terça-feira frente-a-frente as formações do Southampton e do Guangzhou R&F no Estádio Olímpico da Taipa.
O protesto surge depois do organismo que tutela o desporto-rei no território ter alegado razões de segurança para não disputar, no Sri Lanka, o encontro da segunda-mão da pré-eliminatória de apuramento para a campanha asiática de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2022.
A decisão suscitou a oposição dos atletas que integravam o grupo de trabalho da Selecção de Futebol de Macau, que chegaram a enviar cartas à FIFA e a Confederação Asiática de Futebol em que se responsabilizavam pela própria segurança. No desafio da primeira mão, disputado no início de Junho na cidade continental de Zhuhai, o onze do Lótus derrotou a congénere cingalesa pela margem mínima, com um golo apontado pelo defesa Filipe Duarte.
A FIFA atribuiu posteriormente uma derrota a Macau por 3-0, no jogo agendado para Colombo, referente à segunda mão da primeira pré-eliminatória da campanha de apuramento asiática. O organismo aplicou ainda uma multa de dez mil francos – mais de 90 mil patacas – à Associação de Futebol de Macau.
O Torneio Internacional por Convites de Macau é organizado pela Instituto do Desporto com o apoio da Associação de Futebol no âmbito das comemorações do vigésimo aniversário do regresso de Macau à soberania chinesa.
Leave a Reply