Washington preocupado com interferência chinesa no Mar do Sul da China

O Departamento de Estado dos Estados Unidos da América disse neste sábado que está preocupado com a alagada interferência da República Popular da China no Mar do Sul da China. Washington está a acompanhar as actividades de exploração de petróleo que Pequim está a conduzir em águas disputadas pelo Vietname. 

“As repetidas acções provocativas da China voltadas para a exploração de petróleo e gás offshore em zonas disputadas por outros Estados ameaçam a segurança energética regional e enfraquecem o livre e aberto mercado de energia indo-pacífico”, disse o Departamento de Estado em comunicado.

Na sexta-feira, o Vietname acusou uma embarcação chinesa de pesquisa no campo dos hidrocarbonetos de violar a sua soberania e exigiu que Pequim removesse  a embarcação.

O Vietname e a China estão há anos envolvidos numa aguerrida disputa sobre uma zona potencialmente rica em gás e petróleo no Mar do Sul da China.

Na quarta-feira, dois institutos de pesquisa norte-americanos adiantaram que navios chineses e vietnamitas entraram em confronto, num incidente que fez culminar várias semanas de impasse. A ocorrência materializou-se nas imediações de um bloco petrolífero na zona económica exclusiva do Vietname. Nem Pequim nem Hanói confirmaram ou negaram directamente os relatórios.

“Os Estados Unidos opõem-se firmemente à coerção e intimidação por parte de qualquer dos envolvidos para afirmar as suas reivindicações territoriais ou marítimas”, disse o Departamento de Estado.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.