Incêndio em estúdio japonês “é golpe à indústria da animação”, sustenta especialista

É um dos produtos culturais mais bem sucedidos do Japão, mas sofreu um rude golpe com o incêndio que na quinta-feira destruiu os estúdios da Kyoto Animation e matou mais de três dezenas de pessoas. A ocorrência pode ter desferido um golpe letal na pujante indústria da animação nipónica, considera um especialista.

O estúdio Kyoto Animation, localizado na antiga capital do Japão, Quioto, é conhecido por séries de animação populares, como “Hibike! Euphonium”. O lançamento do filme “Free! Road to the World – The Dream” estava previsto para este mês.

O estúdio destaca-se na notável indústria de animação do Japão, reconheceu  Yuichi Maeda, um especialista em cinema de animação que vive em Tóquio: “É uma das melhores e maiores empresas de animação do Japão, e, com a perda de vidas que se registou na quinta-feira, muitos dos melhores animadores do país provavelmente desapareceram”, disse Maeda, com a voz embargada. “É muito doloroso assistir a tudo isto.”

“O Kyoto Animation é uma referência incontornável da animação japonesa. Ver desaparecer um tão grande quantidade de artistas de uma vez constitui um enorme golpe à indústria de animação japonesa”.

Enquanto algumas empresas, como a Studio Ghibli, de Hayao Miyazaki, eram conhecidas pelo esplendor dos seus cenários e pelo uso das cores, ou pelos traços bem detalhados, os pontos fortes da Kyoto Animation, fundado em 1981, estavam por todo lado: “Os animadores da Kyoto Animation nunca fizeram nada mal feito. A animação era óptima, a qualidade das histórias era muito alta. De forma global, o equilíbrio era simplesmente notável”, sublinhou Maeda.

“O Kyoto Animation desenvolvia uma grande variedade de trabalhos, o tipo de coisa de que todos gosta. Eles não faziam coisas que as pessoas odiavam”, acrescentou o especialista. “Este incidente tem uma dimensão inimaginável”.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.