Guerra comercial. Economia chinesa continua a abrandar

O produto interno bruto (PIB) da China cresceu 6,2 por cento no segundo trimestre, menos 0,5 pontos percentuais face ao mesmo período de 2018. Os números confirmam o abrandamento da segunda maior economia mundial, face às disputas comerciais com Washington.

Entre Abril e Junho, a economia chinesa cresceu menos duas décimas do que no trimestre anterior, de acordo com os dados oficiais esta segunda-feira divulgados: “A guerra comercial está a ter um enorme impacto na economia chinesa”, considerou Edward Moya, da financeira OANDA, num relatório. “À medida que as negociações comerciais estagnam, provavelmente a economia da China continuará a abrandar”, acrescentou.

O abrandamento sucede apesar dos estímulos lançados por Pequim, incluindo reduzir as restrições no acesso ao crédito e aumentar a despesa pública, visando evitar a destruição de empregos, o que poderia resultar em instabilidade social.

O regime de partido único assenta num contrato social entre o Partido Comunista e o povo chinês, no qual a elite dominante mantém a autoridade e privilégios indisputados e, em troca, assegura o crescimento económico e melhoria constante dos padrões de vida.

A economia enfrenta um “ambiente complexo, interna e externamente”, considerou o Gabinete Nacional de Estatísticas chinês, em comunicado.

A actividade económica da República Popular da China tem repercussões globais.

O país é o maior cliente de vários bens e matérias primas, constituindo um importante mercado para produtos alimentares, energia ou tecnologia. O mercado chinês representou 26,8 por cento das exportações brasileiras, em 2018, e é de longe o maior destino do petróleo angolano, por exemplo.

As vendas a retalho aumentaram 8,4 por cento no conjunto da primeira metade do ano, com o ritmo de crescimento a abrandar uma décima no segundo trimestre, face aos três meses anteriores.

O ritmo de crescimento da produção industrial abrandou para 6 por cento no primeiro semestre, com uma queda de 0,1 por cento entre Abril e Junho, em relação ao primeiro trimestre.

O investimento em fábricas, imóveis e outros activos fixos aumentou 5,8 por cento no primeiro semestre do ano – uma subida de 0,2 por cento, face ao período entre Janeiro e Maio.

O crescimento do crédito acelerou para níveis “perigosamente altos”, considerou Iris Pang, da consultora ING, acrescentando que sem os estímulos a economia “estaria a deteriorar-se” de forma “preocupante”.

Em Junho, as exportações chinesas para os Estados Unidos caíram 7,8 por cento, em termos homólogos.

Os governos das duas maiores economias do mundo impuseram já taxas alfandegárias sobre centenas de milhares de milhões de dólares das exportações de cada um, numa guerra comercial que ameaça a economia mundial.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.