Indonésia. Terremoto nas Molucas não terá gerado grandes danos

O terremoto de magnitude 7,3 atingiu que este domingo atingiu as ilhas Molucas, no leste da Indonésia, causando pânico entre os residentes, mas não há relatos imediatos de vítimas ou de danos significativos. 

O terremoto ocorreu a uma profundidade de dez quilómetros numa zona a 168 quilómetros a sudeste da cidade de Ternate, adiantaram as autoridades indonésias. A agência Meteorológica da Indonésia (BMKG) eliminou de imediato o risco do terremoto poder vir a causar um tsunami.

Pelo menos sete tremores de magnitude superior a cinco foram registados após o terremoto, informou Rahmat Triyono, porta-voz da BKG num comunicado.

A agência disse que o principal abalo foi sentido em outras partes da Indonésia, incluindo em cidades na ilha de Sulawesi e em Sorong, na ilha da Papua:  “Ainda não há relatos de danos em infra-estruturas”, disse Iksan Subur, funcionário da agência de mitigação de desastres da Indonésia, na regência de Halmahera, perto do epicentro do terremoto.

“As pessoas entraram em pânico e saíram a correr de casa. Algumas pessoas que moram perto do mar optaram por mudar-se para lugares mais elevados”, disse Subur à agência Reuters por via telefónica.

A agência nacional de mitigação de desastres também sustentou que o terremoto não tem o potencial de causar um tsunami, e pediu que as pessoas permanecessem calmas, mas alerta para a possibilidade de eventuais réplicas. 

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.