Um forte sismo de magnitude 7,3 na escala de Richter foi este domingo sentido no leste da Indonésia, de acordo com o instituto de geofísica dos Estados Unidos da América (USGS). As autoridades indonésias não emitiram, no entanto, qualquer aviso de tsunami.
De acordo com a agência France Press, o sismo ocorreu na ilha de Halmahera, no arquipélago das Molucas, a uma profundidade de 10 quilómetros. O abalo foi registado por volta das 17h10 da tarde, horas local e o epicentro situou-se a 168 quilómetros da cidade de Ternate. Não há ainda informações sobre possíveis vítimas ou danos materiais.
A terra tremeu também no noroeste da Austrália, com o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS) a registar um abalo de magnitude 6,6 que também não se fez acompanhar de um alerta de tsunami. O risco de mortes e de danos materiais é baixo, acrescentou o USGS.
O instituto norte-americano informou ainda que o hipocentro do abalo situou-se a 10 quilómetros de profundidade, a 203 quilómetros a oeste da cidade costeira de Broome, na região de Kimberley, no estado da Austrália Ocidental, no oeste do país.
De acordo com o Instituto de Geociência da Austrália, que mediu um terremoto com uma magnitude 6,5, o terremoto foi sentido em Broome e Port Hedland, o principal porto da Austrália para a exportação de minério.
O sismo ocorreu às 13:29, horário local, de acordo com o USGS.
Leave a Reply