As fortes chuvas que nos últimos dias castigaram o Estado de Assam, no nordeste da Índia, obrigaram mais de um milhão de pessoas a deixar as respectivas habitações. O mau tempo esteve ainda na origem de inundações que deixaram pelo menos dez mortos desde quinta-feira. O cenário poderá piorar nos próximos dias.
O rio Brahmaputra, que desce da cordilheira do Himalaias e desagua no Bangladesh, transbordou e inundou mais de 1.800 aldeias no estado de Assam: “Dez pessoas morreram afogadas nos últimos três dias, e mais de um milhão de pessoas foram afectadas. A situação é bastante grave”, sustenta o Governo estadual num comunicado.
As chuvas torrenciais afectaram pelo menos 25 dos 32 distritos de Assam, e o órgão responsável por gerir calamidades na região disse que os níveis do Brahmaputra devem subir ainda mais, dada a previsão de novas aguaceiros durante os próximos dias: “A situação no que toque às cheias permanece extremamente crítica”, afirmou o ministro de Recursos Fluviais de Assam, Keshab Mahanta.
Leave a Reply