China. Guerra comercial resolve-se com “respeito mútuo”

A República Popular da China e os Estados Unidos da América podem encontrar uma maneira de resolver o braço-de-ferro comercial que mantêm se as preocupações uns dos outros forem levadas em consideração.A consideração foi tecida esta quinta-feira pelo Ministério do Comércio chinês.

O porta-voz do ministério, Gao Feng, também disse durante uma conferência de imprensa semanal que a China espera que os Estados Unidos da América removam as sanções contra a Huawei Technologies o mais rápido possível e abram caminho para relações bilaterais mais saudáveis.

Os dois países travam uma disputa comercial que já dura um ano e que os levou  a impor tarifas sobre produtos de um e do outro lado. A República Popular da China prometeu não ceder em questões de princípio nem sob pressão dos Estados Unidos da América.

“Equipas de negociação de ambos os lados, de acordo com o consenso alcançado em Osaka pelos líderes dos dois países, vão reiniciar as negociações económicas e comerciais com base na igualdade e respeito mútuo”, disse Gao.

“A China acredita que os dois lados podem encontrar uma maneira de resolver a questão se as preocupações razoáveis de cada um forem levadas em consideração através de um diálogo em igualdade.”

O presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, e o presidente chinês, Xi Jinping, acordaram no Japão no mês passado outra trégua comercial, graças à promessa de Donald Trump de não impor novas tarifas sobre produtos chineses e aliviar as restrições à Huawei.

Mas nenhum prazo foi estabelecido para que o processo seja concluído, deixando a possibilidade de demora nas negociações. Washington aumentou drasticamente as tarifas depois das negociações terem sido interrompidas em Maio. Pequim fez o mesmo.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.