Autoridades britânicas prendem fundador de firma de investimento ético na Amazónia

O co-fundador de uma empresa que promovia investimentos éticos na plantação de árvores de teca na Amazónia brasileira foi preso no Aeroporto londrino de Heathrow. Andrew Skeene é acusado pela agência de combate a fraudes do Reino Unido (SFO) de fraude, falsificação e outros crimes.

Andrew Skeene, ex-director da Global Forestry Investments, foi indiciado com três acusações de conspiração para defraudar e quatro de crimes de falsificação, além de acusações de má conduta e depoimento falso entre 2010 e 2015, informou o SFO nesta terça-feira. O advogado de Skeene não quis comentar.

Skeene, de 41 anos, foi preso em Junho, cinco anos depois das autoridades britânicas terem iniciado uma investigação criminal sobre um negócio que recebeu mais de 25 milhões de dólares de investidores.

De acordo com o LinkedIn, Skeene co-fundou a Global Forestry Investments em 2008, abrindo escritórios em São Paulo, Londres, Dubai e Abu Dhabi, para oferecer “investimentos de risco mitigado e sustentável em madeira de lei tropical”.

O principal produto foi baptizado de Belem Sky Plantation, por meio do qual investidores recebiam ofertas de lotes de árvores de teca no Pará em acordos que supostamente também ajudariam a preservar a sustentabilidade dos habitantes locais, bem como a preservação de terras para a silvicultura, de acordo com a rede social.

As autoridades britânicas também está a investigar alegações de fraude na Global Forex Investments, outra empresa ligada ao caso. Dois endereços no sudeste da Inglaterra foram alvos de buscas da polícia em 2015, disse o Ministério Público britânico.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.