Empresários da China e da Lusofonia reunidos a partir de hoje em São Tomé

Mais de três centenas de empresários da República Popular da China e dos Países de Língua Portuguesa reúnem-se a partir desta na capital são-tomense para discutir parcerias e oportunidades de investimento. Em declarações à agência Lusa no domingo, o director da Agência de Promoção, Comércio e Investimento (APCI) são-tomense, Rafael Branco, referiu que este encontro, que termina na terça-feira, é “uma oportunidade” para “atrair investimentos privados estrangeiros” para São Tomé e Príncipe, mas reconheceu que “o ambiente de negócios e a cultura predominante na administração publica não facilitam a realização de investimento” no país.

Além dos cerca de 150 representantes estrangeiros, deverão participar no 14.º Encontro de Empresários para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa pelo menos 170 empresários são-tomenses, de acordo com a mesma fonte.

De acordo com Rafael Branco, a grande maioria dos participantes estrangeiros é oriunda da China, mas também haverá empresários portugueses, angolanos, moçambicanos e timorenses.

O responsável lamentou a ausência do Brasil que “por razões de natureza interna” não estará presente neste evento. Rafael Branco considerou que a organização conseguiu “uma boa representação dos países, de associações de empresários e de empresários individuais” para este encontro de dois dias, cujo lema é ‘Promovendo o Crescimento Económico e a Prosperidade Partilhada’.

A abertura do evento será feita pelo primeiro-ministro são-tomense, Jorge Bom Jesus, após a intervenção do secretário-geral adjunto do Secretariado Permanente do Fórum Macau, Ding Tian, e do vice-presidente do Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau.

A 14.ª edição do encontro é organizada pela Agência de Promoção do Comércio e Investimento de São Tomé e Príncipe, pelo Conselho para a Promoção do Comércio Internacional da China e pelo Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.