Hong Kong. Gás lacrimogéneo e nova carga policial para dispersar manifestantes

A polícia de intervenção de Hong Kong disparou gás lacrimogéneo e carregou sobre manifestantes que invadiram o parlamento na madrugada de segunda para terça-feira. Imagens transmitidas pela televisão mostram os polícias protegidos por equipamentos anti-motim a carregarem sobre os manifestantes, depois de os ter avisado para abandonarem o edifício.

A polícia tinha previamente emitido a ordem para se retiraram do interior do edifício do parlamento, ameaçando recorrer à força. Centenas de manifestantes pró-democracia tinham entrado na sede do Conselho Legislativo de Hong Kong, depois de derrubar barreiras e quebrar janelas, tendo hasteado uma bandeira da era colonial britânica, perante a inoperância das forças policiais.

“Os manifestantes radicais entraram em força e com extrema violência no complexo do Conselho Legislativo”, considerou o Governo de Hong Kong, em comunicado, descrevendo a actuação dos manifestantes como “inaceitável pela sociedade”.

A polícia de Hong Kong anunciou que se preparava para reaver o controlo do edifício do Parlamento, usando a “força apropriada” e num curto espaço de tempo, pedindo aos manifestantes para abandonarem a área: “Dentro de pouco tempo, a polícia dirigir-se-á ao edifício do Conselho Legislativo. Em caso de obstrução ou se houver oposição, a polícia utilizará a força apropriada”, disse um porta-voz das autoridades policiais, hoje divulgado na rede social Facebook.

Os manifestantes dizem que o Governo de Hong Kong não tem respondido às suas exigências de retirada completa da proposta de lei da extradição e de demissão da chefe do Governo, Carrie Lam.

A controvérsia da lei de extradição deu um novo impulso ao movimento de oposição pró-democracia de Hong Kong, despertando preocupações sobre o facto de a China estar a limitar os direitos garantidos a Hong Kong por 50 anos, sob o modelo de “Um País, Dois sistemas”.

As estações televisivas de Hong Kong mostraram centenas de manifestantes, vestidos de negro, a passar por um posto de segurança e a usar barras de aço para derrubar barreiras de acesso ao edifício do Parlamento da cidade.

O grupo descolou da manifestação que reuniu mais de 10.000 pessoas nas ruas de Hong Kong para exigir mais democracia, no 22.º aniversário do retorno à China da antiga colónia britânica (em 01 de julho de 1997).

Os manifestantes entraram em confrontos com os esquadrões policiais antimotim, que procuravam conter a entrada no Conselho Legislativo, usando gás pimenta.

Ao fim de cinco horas de embate, os manifestantes conseguiram derrubar as barreiras de proteção e desmantelaram uma grade de metal que protegia uma das janelas do edifício, conseguindo assim entrar.

Na segunda-feira, Carrie Lam tinha prometido que envidaria mais esforços para atender às vozes dos jovens que nas últimas quatro semanas se têm manifestado a favor de mais democracia e direitos cívicos: “Percebi que, enquanto dirigente política, tenho de me recordar da necessidade de entender os sentimentos públicos, com rigor”, disse Carrie Lam aos jornalistas, enquanto os manifestantes continuavam a exigir a sua renúncia.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.