Hong Kong. Milhares na rua para mostrar apoio à polícia

Milhares de pessoas manifestaram-se este domingo frente ao edifício que acolhe o Conselho Legislativo de Hong Kong com o propósito de manifestar o seu apoio à polícia. As forças de segurança da antiga colónia britânica enfrentam crescentes críticas pelo uso de gás lacrimogéneo e balas de borracha contra os manifestantes nos protestos das últimas semanas.

Este protesto ilustra as divisões ideológicas e geracionais que actualmente subsistem em Hong Kong, que em 1997 regresso à soberania chinesa, após mais de um século e meio de administração inglesa.

A antiga colónia britânica tem sido palco de grandes manifestações pacíficas nas últimas semanas contra a proposta de lei que permitia a extradição para a República Popular da China. O documento acabou por ser suspenso.

Em 12 de Junho, a polícia usou gás lacrimogéneo e balas de borracha para dispersar os manifestantes. A polícia defendeu os seus métodos, mas os opositores acusam a polícia de usar força excessiva e pediu uma investigação independente. Por duas vezes nas últimas duas semanas, o quartel-general da polícia da cidade foi bloqueado por multidões.

A manifestação deste domingo – composta de uma população muito mais velha, alguns dos quais usando bandeiras chinesas – foi menor do que os grandes protestos contra as alterações à lei da extradição, mas mostram que a polícia e os que são a favor de Pequim conseguem reunir apoio: “Eu não apoio o comportamento das pessoas em relação à polícia”, disse uma manifestante de 70 anos à agência France Presse.

Já os manifestantes pró-democracia vão realizar outra manifestação na segunda-feira, com os organizadores a esperarem uma grande afluência.a 1 de Julho assinalam-se os 22 anos da transferência de administração de Hong Kong entre o Reino Unido e a República Popular da China.

Propostas em Fevereiro, as alterações à lei da extradição permitiriam que a chefe do Executivo, Carrie Lam, e os tribunais de Hong Kong processassem pedidos de extradição de suspeitos de crimes para jurisdições com as quais o vizinho território não tem acordos prévios, como é o caso da República Popular da China.

Lam suspendeu entretanto o debate da proposta de lei, mas mesmo assim não conseguiu apaziguar os manifestantes.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.