Tecnologia. Washington sanciona cinco empresas chinesas

Os Estados Unidos da América sancionaram cinco empresas tecnológicas chinesas, num novo episódio da guerra comercial com a República Popular da China a alguns dias de uma cimeira dos presidentes norte-americano, Donald Trump, e chinês, Xi Jinping.

O Departamento do Comércio norte-americano colocou na sexta-feira a companhia electrónica Sugon, três das suas filiais e um instituto informático que pertence ao exército chinês numa lista de empresas às quais é proibido vender tecnologia.

A administração Trump considera que estas empresas “agiram contra a segurança nacional ou contra os interesses da política externa dos Estados Unidos da América”.

A tensão comercial entre as duas maiores economias mundiais tem afectado o sector tecnológico desde que Washington bloqueou em Maio o acesso do grupo Huawei, segundo maior fabricante de ‘smartphones’, a tecnologia norte-americana, alegando motivos de segurança.

Em reacção, Pequim anunciou a criação da sua própria ‘lista negra’ de empresas estrangeiras “não fiáveis”.

Os Estados Unidos da América e a República Popular da China decidiram, no entanto, retomar o diálogo ao mais alto nível para tentar travar esta escalada comercial com desfecho imprevisível.

Donald Trump e Xi Jinping devem reunir-se na próxima semana, durante uma cimeira do G20 no Japão.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.