Defesa da autonomia da RAEM e integração na China são prioridades para Ho Iat Seng

Oficialmente candidato a chefe do Executivo desde o final da manhã desta terça-feira, o empresário Ho Iat Seng prometeu salvaguardar a autonomia do território, cumprir a Lei Básica e defender o princípio “Um país, Dois sistemas”. O presidente demissionário da Assembleia Legislativa avisa, no entanto, que a integração do território na República Popular da China vai prosseguir.

“Exercerei as funções e a governação no estrito cumprimento da Constituição e da Lei Básica, prosseguindo cabal e rigorosamente os princípios de ‘Um país, Dois sistemas’, ‘Macau governada pelas suas gentes’ e ‘alto grau de autonomia’”, afirmou Ho Iat Seng durante a conferência de imprensa, realizada na Torre de Macau, em que anunciou formalmente a candidatura à liderança do Governo.

O agora candidato – que já tinha abandonado o lugar na Assembleia Popular Nacional (APN) – anunciou a renúncia ao cargo de deputado e presidente da Assembleia Legislativa (AL), bem como à nacionalidade portuguesa, requisitos que afirmou serem necessários para ser candidato. Ho salienta que “é preciso governar tendo em mente o primado da lei e recorrendo a meios pautados pela legalidade”.

A defesa da autonomia da Região Administrativa Especial e o impulso da integração do território nas estratégias de desenvolvimento económico gizadas por Pequim são duas prioridades que Ho Iat Seng considera compatíveis: “No contexto geral do aprofundamento da reforma e alargamento da abertura do país, o impulsionamento estratégico da construção da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau e da iniciativa ‘Uma Faixa, Uma Rota’ oferece a Macau importantes oportunidades de desenvolvimento”, sustentou durante a apresentação da candidatura ao cargo actualmente ocupado por Chui Sai On.

Ho Iat Seng, empresário que se tornou deputado em 2009, ano em que foi eleito para o cargo de vice-presidente da AL (foi eleito, quatro anos depois, em 2013, para exercer as funções de presidente do organismo) foi até Abril um dos 175 membros do Comité Permanente da Assembleia Nacional Popular

O candidato é administrador e gerente-geral da Sociedade Industrial Ho Tin S.A.R.L.; presidente do conselho de administração da Companhia de Investimento e Desenvolvimento Ho Tin, Limitada; e administrador e gerente-geral da Fábrica de Artigos de Plástico Hip Va. O fabrico de painéis solares na vizinha província continental de Guangdong é uma das principais actividades associadas às empresas de Ho Iat Seng.

Antigo membro do 13.º Comité Permanente da Assembleia Nacional Popular, foi até agora deputado na Assembleia Legislativa, vice-presidente da Associação Comercial de Macau e presidente vitalício da Associação Industrial de Macau.

O agora candidato a chefe do Governo de Macau foi membro dos 9.º, 10.º, 11.º e 12.º Comités Permanentes da ANP, de 2000 a 2018, e membro do Conselho Executivo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), de 2004 a 2009.

Ho recebeu a medalha de Mérito Industrial e Comercial, entregue pelo último governador de Macau (1999), Rocha Vieira, a medalha de Mérito Industrial e Comercial (2001) e a medalha de Honra Lótus de Ouro (2009), ambas atribuídas pelo Governo da RAEM.

A eleição para o cargo de chefe do Executivo está agendada para 25 de Agosto próximo.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.