Comunidade portuguesa é incontornável e está protegida, assegura Ho Iat Seng

Fotografia: Macau News Agency

Ho Iat Seng afirmou esta manhã, já na qualidade de candidato ao cargo de chefe do Executivo, que a comunidade portuguesa tem sido protegida. O empresário considera que os portugueses são incontornáveis na vivência e no desenvolvimento do território.

“O Governo de Macau tem reconhecido a importância e a convergência” da comunidade portuguesa e como a sua cultura é “parte importante (…) e incontornável” no território. A referência foi feita por Ho Iat Seng na conferência de imprensa esta terça-feira realizada na Torre de Macau em que anunciou a candidatura às eleições agendadas para 25 de Agosto.

O candidato disse que não há sequer razões para fazer distinções entre as comunidades chinesa e portuguesa em Macau, uma vez que ambas são residentes no território e têm um passado comum.

Ho anunciou ainda a renúncia ao cargo de deputado e presidente da Assembleia Legislativa (AL), bem como da nacionalidade portuguesa, requisitos que afirmou serem necessários para ser candidato.

Questionado sobre a sua estratégia para reforçar o papel de Macau enquanto plataforma comercial, económica e cultural entre Pequim e os países lusófonos, o presidente demissionário da Assembleia Legislativa sublinhou que a cooperação tem de ser feita nos dois sentidos e salientou a “época dourada” que Portugal e a República Popular da China experienciam em termos de relacionamento.

Os países de língua portuguesa possuem muitos recursos, que podem e devem ser aproveitados, mas também é preciso intensificar a cooperação bilateral ou multilateral, explicou.

O próximo Executivo deve intensificar o desenvolvimento destas relações, defendeu, até porque, o território tem a vantagem de viver sob o princípio “Um país, Dois sistemas”, salientou Ho Iat Seng.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.