Arrancou consulta pública sobre túnel subaquático Macau-Taipa

A primeira fase da consulta pública relativa à avaliação do impacto ambiental da construção da quinta ligação entre a península de Macau e a ilha da Taipa arrancou hoje. A travessia deverá ser feita por intermédio de um túnel subaquático. O período de consulta pública estende-se até 21 de Junho.

O túnel ficará localizado ao lado da Ponte Governador Nobre de Carvalho, onde circulam apenas autocarros e táxis. Durante este período a população é chamada a pronunciar-se junto da Direção dos Serviços de Solos, Obras Públicas e Transportes (DSSOPT) ou à entidade responsável pela avaliação do impacto ambiental, através de carta, telefone, fax e correio electrónico, sendo que a informação está disponível no portal daquela direção de serviços.

De acordo com as autoridades de Macau, o túnel subaquático terá um comprimento de aproximadamente 2.400 metros, seis faixas de rodagem de duplo sentido, sendo a velocidade máxima permitida de 60 quilómetros horários.

O túnel vai ligar as zonas B e D dos Novos Aterros Urbanos de Macau, terá início na intersecção entre a Avenida Dr. Sun Yat-Sen e a Avenida 24 de Junho da Zona B e terminará numa nova via situada na Zona D no sentido leste-oeste, pode ler-se num comunicado da DSSOPT.

Para além da construção das vias e do túnel, os trabalhos incluem ainda a instalação do sistema de iluminação, das instalações de administração e de manutenção, bem como das estações elevatórias.

A avaliação do impacto ambiental divide-se em três fases.

A primeira fase consiste na preparação preliminar, divulgação da situação geral da obra, investigação e estudo e análise das informações recolhidas pela entidade responsável pela avaliação do impacto ambiental.

A segunda fase consiste na elaboração da versão preliminar do relatório de avaliação do impacto ambiental e na consulta pública e a terceira fase é a divulgação do relatório final de avaliação do impacto ambiental.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.