Taiwan vai mudar o nome da representação nos EUA

Taiwan anunciou no sábado que vai mudar o nome da sua embaixada não oficial nos Estados Unidos da América. As relações entres Washington e a Formosa parecem estar no seu ponto mais alto em décadas.

A decisão foi avançada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros taiwanês, na rede social Twitter, numa publicação em que se lê: “Os tempos estão a mudar”.

Washington rompeu relações diplomáticas com Taipei em 1979 para reconhecer Pequim, mas continua a ser o aliado mais poderoso da ilha e o seu principal fornecedor de armas.

A embaixada não oficial dos Estados Unidos da América em Taipé, o Instituto Americano em Taiwan, mudou-se recentemente para um complexo substancialmente maior, construído para fins específicos num subúrbio da capital.

Taiwan, a ilha onde se refugiou o governo nacionalista chinês depois de o Partido Comunista ter tomado o poder no Continente, em 1949, assume-se como República da China, e funciona, de facto, como uma entidade política soberana.

Actualmente, é alvo de uma pressão sem precedentes da República Popular da China, que defende a “reunificação pacífica”, mas ameaça “usar a força” caso Taiwan declare independência.

Desde 2016, após as eleições da Presidente Tsai Ing-wen, do Partido Progressista Democrático (DPP), pró-independência, em Taiwan, e de Donald Trump, nos EUA, Washington tem tomado várias medidas para apoiar Taiwan nos campos político e militar.

Além disso, a partir de 2018 – ano em que o Burkina Faso, a República Dominicana e El Salvador romperam laços diplomáticos com a Formosa – os Estados Unidos declararam repetidamente a sua oposição a que outros países rompessem as suas relações com Taiwan.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.