Macau quer promover com Lisboa investigação no campo da Medicina Tradicional Chinesa

O secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, Alexis Tam esteve reunido em Genebra com a Ministra da Saúde de Portugal, Marta Temido. O responsável pela pasta da saúde no Executivo liderado por Fernando Chui Sai On expressou o desejo de promover com Portugal investigação na área da medicina tradicional chinesa.

A intenção foi transmitida a Marta Temido pelo Governante à margem da Assembleia Mundial da Saúde, órgão máximo da Organização Mundial da Saúde (OMS). O certame decorre em Genebra, na Suiça, até ao dia 28.

O governante “manifestou o desejo de haver uma cooperação mais estreita no futuro, para promover conjuntamente a investigação no campo da medicina tradicional e impulsionar o desenvolvimento dessa medicina e da medicina alternativa na Europa e em África”, pode ler-se num comunicado esta quarta-feira divulgado pelo Executivo.

A 27 de Março, o Governo revelou que pretendia registar, até ao final do ano, entre quatro e seis produtos de medicina tradicional chinesa em Moçambique, um “país piloto” no estudo da exportação da Medicina Tradicional Chinesa para o espaço lusófono. Para Moçambique está  prevista a criação de um Centro de Medicina Chinesa.

A estratégia de ‘exportação’ da Medicina Tradicional Chinesa para os países lusófonos, utilizando também Portugal como porta de entrada para a Europa, e de Angola –  mas sobretudo Moçambique – para África, é encarada como um dos eixos centrais de actuação para 2019 pelas autoridades de Macau.

A aposta tem sido marcada por algum sucesso nos países africanos de língua portuguesa, segundo o Governo, sobretudo na formação de médicos e terapeutas. O território definiu um plano até 2019 que inclui a obtenção de licenças de comercialização de medicamentos e a criação do Centro de Medicina Chinesa de Moçambique.

Em Genebra, Alexis Tam manifestou ainda à Ministra da Saúde a vontade de conjugar esforços na “implementação do programa Hospital TwinningPartnerships entre Macau e os países de língua portuguesa e a formação de profissionais de saúde especializados”.

A 26 de Abril, as autoridades de Macau e Timor-Leste lançaram o projecto denominado Hospital TwinningPartnerships, no âmbito da iniciativa chinesa “Uma Faixa, Uma Rota” e em parceria com a Organização Mundial de Saúde: “Espera-se que esta parceria melhore a qualidade dos serviços de saúde em Timor-Leste, promova a qualificação das instituições e do pessoal de saúde locais e aprofunde a cooperação com os países de língua portuguesa na área da saúde”, declarou então o secretário para os Assuntos Sociais e Cultura. O Governo prevê investir neste projeto cerca de um milhão de dólares.

Lançado pela OMS em 2009, o programa tem como objectivo ajudar países menos desenvolvidos a melhorar a qualidade e a segurança dos cuidados de saúde, através da partilha de experiências e apoio técnico de parceiros geminados.

Neste sentido, as autoridades da RAEM vão ajudar Timor-Leste, que “ainda não tem um projecto sustentável na área da saúde”, a criar “um regime de medicina geral e a aperfeiçoar o mecanismo de prevenção de doenças”, de acordo com Lei Chin Ion, director dos Serviços de Saúde de Macau.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.