Chui Sai On iniciou este sábado visita a Portugal

O chefe do Executivo, Fernando Chui Sai On, visita Portugal até dia 19 para reforçar a cooperação sino-lusófona, após as recentes visitas oficiais dos Presidentes da República Popular da China e de Portugal, a Portugal e à China, respectivamente.

A visita oficial de Fernando Chui Sai On prolonga-se até 19 de Maio. Durante os quase dez dias que permanece no país, Chui Sai On tem reuniões agendadas com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e com o primeiro-ministro, António Costa.

“Esta visita da delegação da RAEM [Região Administrativa Especial de Macau] a Portugal, tem como objectivo dar continuidade, inovar e reforçar a relação amigável de cooperação entre ambos, em prol de mais resultados frutíferos para a cooperação, impulsionando profundamente o futuro desenvolvimento, contribuindo para o desenvolvimento mútuo e outras parcerias”, sublinhou Chui Sai On, numa entrevista por escrito concedida à agência Lusa. Os dias que o Chefe do Executivo dedica a Lisboa e ao Porto servem para garantir “mais consensos com Portugal”.

O chefe do Executivo lidera uma delegação do Governo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) durante uma visita que vai passar pelas duas maiores cidades do país.

O chefe do Governo do território vai presidir à sexta reunião da Comissão Mista Macau-Portugal com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

O Governo de Macau vai ainda organizar, em Lisboa, uma exposição fotográfica para comemorar o 20.º aniversário do estabelecimento da Região Administrativa Especial, que se assinala este ano.

Ainda em Lisboa, Chui vai participar num debate com estudantes de Macau que frequentam o ensino superior em Portugal. O líder do Governo vai assinar ainda com a Câmara Municipal do Porto “um memorando de entendimento para o quadro de cooperação na promoção de amizade”, informaram as autoridades do território administrado pela China. Após a assinatura, o chefe do Executivo vai receber as Chaves da Cidade.

Marcelo Rebelo de Sousa realizou uma visita de Estado à China entre 29 de Abril e 1 de Maio, dia em que se deslocou a Macau. Xi Jinping tinha visitado Portugal em Dezembro de 2018.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.