Antirretrovirais previnem transmissão sexual do HIV em homens homossexuais

Um estudo europeu que envolveu cerca de um milhar de homens homossexuais que fizeram sexo sem preservativos – numa relação em que um dos parceiros possuía o vírus HIV e estava a tomar medicamentos antirretrovirais para o suprimir –  mostra que o tratamento pode prevenir a transmissão do vírus por via sexual.

Os responsáveis pela investigação acompanharam os casais durante oito anos e não encontraram nenhum caso de transmissão do vírus HIV. O estudo prova, de acordo com os investigadores, que o recurso à terapia antirretroviral para suprimir o vírus da SIDA também contribuiu para que o vírus não seja transmitido através de relações sexuais.

“A nossa investigação apresenta provas conclusivas para homens homossexuais de que o risco da transmissão do HIV com o supressor ART é zero”, disse Alison Rodger, professora da University College de Londres, investigadora que co-liderou a pesquisa.

A académica considera que a  “poderosa descoberta” poderá ajudar a colocar fim à pandemia do HIV, ao prevenir a transmissão do vírus em populações de alto risco. No estudo, os investigadores defendem que o tratamento antirretroviral supressor preveniu aproximadamente 472 transmissões do vírus HIV ao longo de oito anos.

O estudo, publicado na revista “The Lancet” na quinta-feira, avaliava o risco da transmissão do HIV entre casais homossexuais compostos por homens onde um dos parceiros é HIV-positivo e outro é HIV-negativo e que não usam preservativos. 

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.