Número de casos de rubéola atingem as três dezenas

A Direcção dos Serviços de Saúde (SSM) identificou na terça-feira três novos casos de rubéola, elevando para três dezenas o número de infecções registadas no território desde o início do ano.

“Os residentes de Macau que ainda não tenham sido vacinados podem recorrer aos centros de saúde para administração da vacina gratuitamente”, indicam os Serviços de Saúde, numa nota de imprensa.

No passado dia 11, as autoridades confirmaram a existência de um surto epidémico de “pequena escala” na Região Administrativa Especial de Macau. Em 2018, ano em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a RAEM livre do vírus, Macau registou apenas um caso de rubéola: “Há a possibilidade de ocorrer um aumento contínuo de casos de rubéola nos próximos dias, mas não há risco de transmissão comunitária de grande escala”, frisaram então as autoridades, ressalvando que 75 por cento dos residentes possuem imunidade contra a doença.

A rubéola é uma doença transmissível aguda do trato respiratório e transmite-se sobretudo pelo contacto com as secreções do nariz e da garganta dos doentes.

Em Novembro, a Organização Mundial de Saúde anunciou que Macau, a Austrália e o Brunei passaram a integrar, com a Nova Zelândia e a Coreia do Sul, um grupo de cinco territórios, entre 37 países e regiões da região do Pacífico Ocidental, livres do vírus da rubéola.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.