Comércio externo cresce a “fuego lento”

O comércio externo de mercadorias do território atingiu os 25,42 mil milhões de patacas no primeiro trimestre, montante que esconde uma subida de 0,5 por cento relativamente a igual período de 2018, indicaram esta terça-feira as autoridades locais.

De acordo com a Direção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC), Macau exportou naquele período mercadorias no valor de 3,64 mil milhões de patacas, mais 22,5 por cento em termos anuais homólogos.

Em contrapartida, o valor importado de mercadorias cifrou-se em 21,78 mil milhões de patacas, uma descida de 2,4 por cento comparativamente ao primeiro trimestre de 2018.

Consequentemente, o défice da balança comercial alargou-se nos primeiros três meses do ano, alcançando 18,14 mil milhões de patacas.

Em termos de destino, as exportações para a República Popular da China atingiram 415 milhões de patacas, menos 12,2 por cento em termos anuais. A maioria das exportações teve como destino as nove províncias do delta do Rio das Pérolas, sublinharam os Serviços de Estatísticas e Censos.

O valor de bens exportados para a União Europeia (UE) também desceu 3 por cento naquele período.

Por outro lado, registaram-se acréscimos significativos nas vendas para Hong Kong (34,2 por cento), Estados Unidos (62,9 por cento) e para os países lusófonos (257,1 por cento).

Do lado das importações, registaram-se descidas nas compras à China (3,3 por cento), mas subidas nas compras à UE (1,2 por cento), aos países de língua portuguesa (14,8 por cento) e aos países ao longo da iniciativa “Uma Faixa, Uma Rota” (14,8 por cento), com excepção para a região da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau, no sul da China.

Em 2018, o valor total do comércio externo de mercadorias em Macau correspondeu a 102,3 mil milhões de patacas, mais 17,4 por cento face ao anterior.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.