O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, considerou esta segunda-feira, em Pequim, que o relacionamento luso-chinês “tem avançado sem sobressaltos” e assegurou que a China está disposta a reforçar a cooperação bilateral com Portugal “em todos os sectores”.
Li Keqiang falava no início do encontro que manteve com Marcelo Rebelo de Sousa, na residência oficial Diaoyutai, em Pequim. A reunião prolongou-se por cerca de meia hora: “A China e Portugal são importantes parceiros de cooperação e temos salvaguardado o multilateralismo e o comércio livre. O relacionamento bilateral tem avançado sem sobressaltos e a parte chinesa está disposta a reforçar a nossa cooperação em todos os sectores”, afirmou.
A República Popular da China quer “estreitar ainda mais” o relacionamento luso-chinês, também “no quadro da cooperação China/União Europeia e entre a China e os países de língua portuguesa”, referiu.
“Acredito que a sua visita vai injectar um novo ímpeto à relação bilateral”, acrescentou o primeiro-ministro chinês, numa breve declaração inicial, com tradução simultânea, que a comunicação social pôde registar.
Marcelo Rebelo de Sousa iniciou esta segunda-feira uma visita de Estado de três dias à República Popular da China.
Leave a Reply