O mau tempo que afecta a provincial indonésia de Bengkulu, no sudoeste da ilha de Sumatra, já vitimiu pelo menos 17 pessoas, informaram as autoridades de Jakarta durante o dia de domingo. O Governo indonésio dá ainda conta de nove desaparecidos e de centenas de desalojados.
Pelo menos 17 pessoas morreram e nove estão desaparecidas na Indonésia na sequência das inundações que afectam a província de Bengkulu, na ponta meridional da ilha de Sumatra.
Durante a semana passada, chuvas torrenciais inundaram vários municípios e cidades de Bengkulu e provocaram deslizamentos de terra, adiantou o porta-voz da agência de gestão de desastres (BNPB), Sutopo Purwo Nugroho.
As inundações também causaram danos a 184 casas, escolas e dezenas de estradas e pontes, originando mais de 12.000 deslocados. “Há dificuldades para alcançar as áreas inundadas”, disse Sutopo.
Embora o nível das águas tenha começado a recuar, muitas áreas permanecem sem electricidade. A BNPB entregou 225.000 milhões de rupias (ou 14,2 milhões de euros) às autoridades provinciais para ajudar os afectados.
Só na sexta-feira, as inundações no sul e leste de Jakarta deixaram dois mortos e mais de dois mil deslocados.
Em Março, os deslizamentos e inundações que devastaram a cidade de Sentani e os seus arredores, na província da Papua, no oeste do arquipélago, provocaram a morte a mais de 180 pessoas.
Em Janeiro, pelo menos 70 pessoas morreram vítimas de inundações e de deslizamentos de terra no sul da ilha de Celebes.
As inundações são comuns durante a estação das chuvas na Indonésia, de Outubro a Abril.
Leave a Reply