O Presidente da República de Portugal visita hoje a Cidade Proibida, em Pequim, almoça com agentes de difusão da língua e da cultura portuguesas na Continente e janta com alguns dos principais exportadores portugueses para o mercado chinês.
Marcelo Rebelo de Sousa chegou à capital chinesa na sexta-feira, onde vai permanecer até quarta-feira, tendo participado na segunda edição do fórum “Faixa e Rota”, iniciativa chinesa de investimento em infra-estruturas, no sábado. A partir de amanhã, o chefe de Estado português cumpre uma visita de Estado, a convite do seu homólogo, Xi Jinping. O périplo de Marcelo termina em Macau.
Este domingo, o seu programa em Pequim arranca com uma visita à Cidade Proibida, onde viveram os antigos imperadores. O conjunto monumental é uma das principais atracções turísticas do país.
Ao jantar, Rebelo de Sousa estará com representantes de alguns dos maiores exportadores portugueses para o mercado chinês como a empresa de celulose Caima, a cervejeira Super Bock, as construturas Mota-Engil e Teixeira Duarte, o grupo têxtil TMG e a empresa de calcários Filstone.
O chefe de Estado afirmou no sábado que pretende ouvi-los sobre “como é que veem a sua experiência” na República Popular da China, “o que é que está a correr bem, o que é que está a correr menos bem, o que é que sonham, o que é que projectam para o futuro”.
Antes, ao almoço, estará com agentes de difusão da língua e cultura portuguesas na China, editoras chinesas que publicam autores portugueses, tradutores e professores das universidades de Pequim, de Macau e de Xangai.
Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, este encontro “é muito importante para medir se o que se tem feito é suficiente, se é preciso fazer mais para que Portugal seja conhecido aqui na China, e inversamente, como é que se pode conhecer em Portugal também mais a cultura chinesa”.
Pela parte do Governo, integram a comitiva do chefe de Estado na República Popular da China os ministros dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, e o secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias.
Na segunda-feira, primeiro dia da sua visita de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa será recebido pelo Presidente da China, Xi Jinping, com honras militares, no Grande Palácio do Povo e terá também uma reunião com o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang.
Durante a visita de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa estará acompanhado também por uma delegação parlamentar composta pelos deputados Adão Silva, do PSD, Filipe Neto Brandão, do PS, Telmo Correia, do CDS-PP, pelo líder parlamentar do PCP, João Oliveira, e por Heloísa Apolónia, do Partido Ecologista “Os Verdes”.
Bloco de Esquerda e PAN não quiseram estar nesta visita, opção que justificaram com a situação dos direitos humanos e das liberdades no Continente.
Leave a Reply