O Instituto Politécnico de Macau (IPM) acolheu, na semana passada, uma nova edição do concurso de declamação de poesia em língua portuguesa, uma iniciativa que reúne anualmente alunos de universidades do território e da República Popular da China, anunciou a organização em comunicado.
Em 2019, o concurso – que se realiza há 14 anos consecutivos – contou com a participação de 25 jovens provenientes de dez instituições. Além de quatro universidades de Macau, estiveram representadas seis faculdades do interior da República Popular da China.
A organização distinguiu este ano três alunos de Macau: o primeiro prémio foi atribuído a um aluno da Universidade de São José, Carlos Angelo de Guzmán, o segundo foi conquistado por Lu Yuhan, do Instituto Politécnico de Macau, e o terceiro por Xie Hanuy, da Universidade de Ciência e Tecnologia.
“A competição é hoje um evento muito importante na promoção das culturas e literaturas de língua portuguesa, constituindo um estímulo e um incentivo à leitura”, além de ser uma oportunidade “para apresentar o talento dos alunos que escolheram estudar português”, destacou a instituição de ensino superior, em comunicado.
A iniciativa é co-organizada pelo Instituto Politécnico de Macau e pela Direcção dos Serviços de Ensino Superior de Macau, com apoio da Fundação Rui Cunha e da Fundação Oriente.
Desde 2005, o Instituto Politécnico já convidou a participar no concurso mais de 30 instituições, sediadas no território e em vários pontos da República Popular da China.
No ano lectivo de 2018/2019, o número de estudantes de português no Instituto Politécnico ronda os quinhentos, de acordo com dados disponibilizados à agência Lusa no final do ano passado.
O IPM recebe ainda, todos os anos, 25 alunos do curso de licenciatura em tradução e interpretação chinês-português do Instituto Politécnico de Leiria.
Leave a Reply