Washington acusa de Pequim de financiar espionagem industrial

Um antigo engenheiro e um empresário, ambos de nacionalidade chinesa, foram acusados de espionagem económica e industrial  e de conspirar para roubar segredos comerciais da General Electric para beneficiar a República Popular da China, de acordo com as acusações ontem dirigidas pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos da América.

As acusações contra Xiaoqing Zheng, antigo funcionário da General Electric e contra o empresário chinês Zhaoxi Zhang acontece depois de Zheng ter sido acusado em Agosto de ser responsável pelo alegado roubo.

Esta é a primeira vez em que o executivo norte-americano diz formalmente que o esquema foi conduzido para beneficiar a República Popular da China. As autoridades norte-americanas asseguram ainda que o governo chinês forneceu “apoio financeiro e outros”.

De acordo com a acusação, Zheng roubou dados sobre a tecnologia de turbinas da General Electric ao criptografar os arquivos no seu computador e ao incorporá-los secretamente numa foto de um pôr do sol, antes de os enviar para o seu endereço pessoal de correio electrónico.

Zheng, de 56 anos, declarou-se na terça-feira e deve permanecer em liberdade mediante o pagamento de uma caução. O seu advogado de defesa, Kevin Luibrand, recusou-se a comentar o caso

As acusações são as mais recentes de uma série de casos apresentados pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos da América desde o ano passado, como parte de uma acção mais ampla do governo liderado por Donald Trump, que tem prometido combater o roubo de segredos corporativos, fraudes através de roubo de propriedade intelectual, subsídios ilegais e o recurso a regras que impedem que as empresas norte-americanas possam vender os seus bens na China.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.