O líder norte-coreano, Kim Jong Un, vai deslocar-se a Rússia em visita oficial para uma cimeira com o homólogo russo, Vladimir Putin, confirmou a imprensa estatal norte-coreana.
A deslocação de Kim à Rússia é vista como um esforço para reunir apoio externo para o programa de desenvolvimento económico gizado pelo Executivo de Pyongyang. O insucesso da segunda cimeira entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, em Fevereiro, no Vietname, levou à estagnação das negociações com Washington, depois de Kim ter exigido a Donald Trump a suspensão das sanções impostas pelas autoridades norte-americanas a Pyongyang.
A agência de notícias estatal norte-coreana KCNA adianta que a visita deverá ocorrer “em breve”, mas não forneceu detalhes sobre a data ou o local do encontro. Putin e Kim devem reunir-se, no entanto, até o fim de Abril, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, aos jornalistas na segunda-feira.
O principal assessor de Kim, Kim Chang Son, foi visto em Vladivostok, no domingo, de acordo com a agência de notícias sul-coreana Yonhap, levando a imprensa sul-coreana a especular que a cimeira entre Kim e Putin poderá decorrer a 24 e 25 de Abril.
Após o fracasso da cimeira com os EUA em Hanói, Kim poderá estar a tentar fazer passar a mensagem de que Donald Trump não é o único líder de têmpora global e que há outras opções sobre a mesa, defendeu Artyom Lukin, professor da Universidade Federal do Extremo Oriente, em Vladivostok.
Leave a Reply