Rita Santos reeleita presidente do Conselho Regional das Comunidades Portuguesas

A responsável pelo Circulo China, Macau e Hong Kong do Conselho das Comunidades, foi reeleita presidente do Conselho Regional do organismo relativo à Ásia e Oceânia, foi esta terça-feira anunciado.

A reeleição de Rita Santos, que decorreu no âmbito da reunião anual do Conselho Regional da Ásia e da Oceania das Comunidades Portuguesas, que decorreu na embaixada de Portugal na República Popular da China, foi decidida por unanimidade, de acordo com um comunicado.

Na votação foi eleita também a vice-presidente, Sílvia Renda (círculo de Sydney), o secretário, Armando Jesus (China, Macau e Hong Kong) e os membros José Pereira Coutinho (China, Macau e Hong Kong) e Melissa Silva (Melbourne).

Arquivo

Numa “reunião prolongada” com o embaixador português em Pequim, José Augusto Duarte, os conselheiros discutiram vários assuntos relacionados com as comunidades portuguesas no continente asiático e na China, em particular, de acordo com uma nota de imprensa citada pela agência Lusa:

“Foram passadas em revista matérias relacionadas com o bem-estar das comunidades, o emprego, a educação e assuntos de natureza consular”, lê-se no comunicado do gabinete dos Conselheiros das Comunidades Portuguesas.

Na segunda-feira, José Pereira Coutinho exortou Marcelo Rebelo de Sousa a ficar mais tempo em Macau, durante a visita oficial que faz à China no final do mês. O também deputado à Assembleia Legislativa defende que só assim o Chefe de Estado português poderá “satisfazer as aspirações” dos portugueses residentes no território.

“É pouco, muito pouco”, disse à agência Lusa, em Pequim, à margem da reunião de dois dias, que terminou esta terça-feira.

A estada de Marcelo Rebelo de Sousa na RAEM deverá durar 24 horas, durante a visita de uma semana à China que inclui também Pequim e Xangai.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.