Sarampo. Serviços de Saúde identificaram 27º caso

A Direcção dos Serviços de Saúde identificou esta terça-feira mais um caso de sarampo, o 27o detectado no território desde o início do ano. A doença, recorde-se, já tinha sido considerada erradicada na RAEM pela Organização Mundial de Saúde.

Em comunicado, o organismo liderado por Lei Chin Ion explicou que a paciente na qual a patologia foi identificada nasceu em Macau, tendo sido vacinada contra o doença: “De acordo com o historial de contacto e o tempo de início de sintomas, este caso foi classificado como caso relacionado com sarampo importado”, indicaram.

Desde o início do ano, foram registados em Macau dez casos importados e 17 casos relacionados com sarampo importado, de acordo com o mesmo comunicado. Trata-se de um aumento substancial face a 2018, quando foram diagnosticados apenas cinco casos no total dos doze meses do ano.

No entanto, devido à epidemia de sarampo que se regista em países e regiões vizinhas, a situação no território será este ano “potencialmente mais grave do que em anos anteriores”, admitiram as autoridades, numa conferência de imprensa realizada em meados do mês passado.

Na vizinha Região Administrativa Especial de Hong Kong, há já 30 casos confirmados, o dobro do número de casos registados em 2018, de acordo com o jornal South China Morning Post (SCMP).

Só nas Filipinas, pelo menos 261 pessoas, sobretudo crianças, morreram na sequência deste surto desde o início do ano, com especialistas a alertar que cerca de 2,6 milhões de crianças continuam em risco de contrair a doença.

No comunicado divulgado esta terça-feira, os Serviços de Saúde voltaram a apelar à vacinação.

No passado dia 20, o coordenador do Centro de Prevenção e Controlo da Doença dos Serviços de Saúde disse acreditar que a situação “ainda é controlável”, pelo que “não existem razões para que a acreditação [de erradicação da doença] seja retirada pela Organização Mundial da Saúde”. À data, tinham sido registados menos de um terço dos casos agora identificados.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.