Cabaré alemão “made in Amadora” no programa do FAM

O espetáculo “Karl Valentin Kabarett”, encenado pelo Teatro do Eléctrico de Portugal, é um dos motivos de destaque da programação da edição de 2019 do Festival de Artes de Macau, iniciativa que arranca em Maio.

O espetáculo de música, dança e teatro cruza várias peças curtas escritas por Karl Valentin, dramaturga e artista conhecido pela alcunha de “Charlie Chaplin alemão”. O espectáculo integra o cartaz da 30ª  edição do Festival de Artes de Macau (FAM), certame organizado pelo Instituto Cultural (IC) que tem como tema “um tributo aos clássicos”.

A participação do Teatro do Elétrico, trupe teatral com quartel-general na Amadora, é um dos motivos de destaque do FAM, mas não é o único. O Festival abre este ano com “’Vertikal’, espectáculo co-produzido pelo conceituado coreógrafo francês Mourad Merzouki e pela CCN Créteil & Val-de-Marne / Cie Käfig, uma das principais companhias de dança hip-hop de renome mundial”, de acordo com a mesma nota.

Dezoito anos depois da sua estreia, o espetáculo de dança “Rain” será reencenado em Macau através da colaboração entre o músico contemporâneo Steve Reich, a coreógrafa belga Anne Teresa De Keersmaeker e a sua companhia de dança Rosas.

A edição deste ano do Festival de Arte de Macau encerra com “A Alma de Macau”, uma produção de ópera cantonense adaptada pelo dramaturgo Li Xinhua.

No ano em que se assinalam dez anos da data em que a ópera cantonense foi inscrita na lista de Património Cultural Imaterial da Humanidade, o festival aposta nesta produção que surge a partir de uma peça original de um autor local e que conta com a interpretação de actores locais e da Trupe de Ópera Cantonense de Foshan, “dando vida à épica história” do território e reflectindo a profunda colaboração cultural na região da Grande Baía de Guangdong – Hong Kong – Macau”, destacou a organização do festival.

No programa da edição de 2019 do Festival de Artes de Macau há ainda espaço para os Dóci Papiaçam, que levam ao palco do Grande Auditório do Centro Cultural de Macau uma récita que dá ênfase ao estado da saúde no território e à demorada construção do Complexo Hospitalar das Ilhas.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.