Ambiente. Deslocação a Portugal e ao Luxemburgo foi “muito proveitosa”

Uma delegação de várias regiões da República Popular da China considerou que a visita realizada a Portugal e ao Luxemburgo para a “promoção da política ambiental e desenvolvimento de finanças verdes” foi “bastante proveitosa”.

Durante a visita aos dois países, que decorreu entre 3 e 11 de Março, a Delegação da Região do Pan-Delta do Rio das Pérolas, organizada pelo Governo da Região Administrativa e Especial de Macau (RAEM), reuniu-se com várias organizações de olhos postos nas medidas aprovadas durante o XIX Congresso do Partido Comunista Chinês (PCC).

Neste Congresso, em 2017, o partido liderado por Xi Jinping, Presidente da República Popular da China, estabelecera a criação de um sistema de inovação tecnológica verde orientado para o mercado e o desenvolvimento de finanças verdes.

Neste sentido, a delegação reuniu com várias empresas e instituições durante o período da visita, segundo o líder da comitiva, Agostinho Vong Vai Lon.

Em Portugal, a equipa reuniu-se com representantes da Agência Portuguesa do Ambiente e visitou o Banco de Portugal, o Banco Millennium bcp e a Energias de Portugal (EDP).

Além disso, a comitiva participou em actividades de intercâmbio coorganizadas pelo Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM), pela Autoridade Monetária de Macau, pela Direção dos Serviços de Protecção Ambiental e pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

O responsável destacou o Produto Interno Bruto (PIB) per capita do Luxemburgo, cujo poder económico e a evolução do desenvolvimento são “semelhantes aos de Macau” e considera que as experiências podem ser “tomadas como referência para Macau”.

A agenda da visita da delegação asiática coincide com a próxima edição do Fórum e Exposição Internacional de Cooperação Ambiental de Macau (2019MIECF), com o tema “Rumo a uma civilização ecológica e ao desenvolvimento sustentável”,  que decorre entre 28 e 30 de Março.

A iniciativa articula-se também com as “Linhas Gerais do Planeamento para o Desenvolvimento da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau” divulgadas recentemente pelo Governo da República Popular da China.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.