Não faltará dinheiro para as indústrias criativas, assegura Chui Sai On

O Executivo assumiu esta quarta-feira o compromisso de continuar a promover e a apoiar o sector das indústrias culturais e criativas, um dos domínios em que tem apostado no âmbito da diversificação da economia do território.

“O Governo irá continuar a promover e a apoiar, através de políticas, as indústrias culturais e criativas, articulando com o trabalho de diversificação adequada da economia”, afirmou, em comunicado, o chefe do Executivo, Fernando Chui Sai On.

O líder do Governo esteve reunido com responsáveis da Associação de Caligrafia de Deleite, tendo recordado que o “Governo disponibiliza recursos e assistência aos artistas (…) através do Fundo das Indústrias Culturais e outras entidades”.

Em 2018, o Governo da RAEM concedeu 77 milhões de patacas a 24 projectos e dois programas na área das indústrias culturais. O Fundo das Indústrias Culturais (FIC) foi criado em 2013 com o objectivo de apoiar financeiramente iniciativas que contribuam para o desenvolvimento das indústrias culturais do território, de modo a impulsionar o desenvolvimento diversificado adequado da economia de Macau.

A diversificação da economia da RAEM, muito dependente do jogo, é uma ambição do Governo Central patente nas “Linhas Gerais do Planeamento para o Desenvolvimento da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau”, documento revelado no mês passado pelo Executivo de Pequim.

Pequim quer acelerar a integração política e económica do território, através de medidas de aproximação às cidades vizinhas da província de Guangdong, ao mesmo tempo que pretende reforçar o papel de Macau como plataforma comercial com os países lusófonos.

O documento estipula que, até 2022, a Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau – metrópole que juntará a RAEM e a RAEHK a nove outras cidades da província de Guangdong – deverá converter-se num ‘cluster’ de classe mundial e, até 2035, numa área de excelência a nível internacional.

A medicina tradicional chinesa e as indústrias culturais e criativas são alguns dos sectores comummente apontados pelo Governo como vitais para a diversificação.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.