Exército paquistanês abateu dois aviões indianos

Um porta-voz do Exército do Paquistão anunciou esta quarta-feira que as forças militares do país abateram dois aviões da Força Aérea indiana que voavam no seu espaço aéreo, um gesto que poderá inflamar mais ainda as tensões entre Nova Deli e Islamabad.

“A força aérea abateu dois aviões indianos no espaço aéreo paquistanês. Um dos aviões caiu na Caxemira indiana e o outro na Caxemira paquistanesa”, indicou o general Asif Ghafoor, na rede social Twitter. “Um piloto indiano foi detido em terra pelos militares”, acrescentou o porta-voz do Exército paquistanês.

Pouco antes do anúncio feito pelas forças militares do Paquistão tinha sido noticiada uma “violação breve” perpetrada por aviões paquistaneses no espaço aéreo indiano na região disputada de Caxemira. A informação tinha sido avançada pela agência de notícias France-Press, tendo por base fontes governamentais da Caxemira indiana.

A incursão na linha de cessar-fogo altamente militarizada que separa a Índia do Paquistão após um “ataque preventivo” da força aérea indiana, desferido na terça-feira contra Islamabad.

As autoridades de Nova Deli confirmaram ontem que lançaram um ataque aéreo “preventivo” na Caxemira paquistanesa, tendo morto “um grande número” de militantes do grupo islâmico Jaish-e-Mohammed (JeM). A organização reivindicou o ataque suicida de 14 de Fevereiro na Caxemira indiana, que matou 42 elementos de uma força paramilitar indiana.

O secretário do Exterior, Vijay Gokhale, afirmou que a Índia atingiu “o maior campo de treinos” do Jaish-e-Mohammed na região de Balakot.

O atentado suicida da semana passada na Caxemira indiana foi o mais mortífero ataque desde 2002.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.