Trump e Xi Jinping vão reunir-se para assinar acordo comercial

O Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, indicou esta segunda-feira que tenciona encontrar-se com Xi Jinping brevemerente com o propósito de “assinar” um acordo que coloque um ponto final no conflito comercial que Pequim e Washington mantêm desde o Verão passado.

“Vamos ter uma cimeira para assinar (…). Esperamos que aconteça. Estamos muito, muito próximos de um acordo”, garantiu o chefe de Estado norte-americano, citado por várias agências internacionais.

No domingo, Donald Trump já tinha dito, no Twitter, que tinham sido alcançados “progressos significativos” durante a última ronda de negociações entre delegações de ambos os países, que decorreu em Washington.

No domingo ainda, o Presidente norte-americano anunciou o adiamento ‘sine die’ da data limite para o aumento das taxas sobre as importações chinesas, que estava originalmente definida para a próxima sexta-feira, 1 de Março.

Os Estados Unidos e a China aumentaram já as taxas alfandegárias sobre centenas de milhões de dólares de produtos de cada um. Trump tinha ameaçado aumentar ainda mais as taxas sobre importações oriundas da China caso as duas partes não chegassem a acordo.

Ainda no domingo, Trump mencionou a hipótese de se encontrar com Xi Jinping em Mar-a-lago, a propriedade que possui na Florida, com o objectivo de finalizar um acordo.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.