Oh, la vache. Comboio rápido com estreia pouco auspiciosa na Índia

O comboio mais rápido da Índia começou hoje a funcionar, mas a primeira viagem do Vande Bharat Express não foi propriamente auspiciosa. As operações foram suspensas pouco depois da viagem inaugural da composição ter arrancado, depois do comboio ter embatido contra uma vaca.  O Vande Bharat Express foi inaugurado na sexta-feira pelo primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.

O primeiro comboio rápidoa circular em território indiano efectua a ligação entre Nova Deli e Varanasi.Modi e a comitiva governamental que o acompanhou viajaram para Varanasi nasexta-feira. Hoje, na viagem de regresso a Nova Deli, o comboio atropelou umavaca. O embate danificou o sistema de travagem da composição e deixou quatrovagões sem luz.

Não obstante o percalço,o comboio chegou “de forma segura” ao seu destino, indicou uma porta-voz daempresa que gere as linhas ferroviárias da Índia, Smita Vats Sharma.

Os embates em vacas –animal sagrado na Índia – são habituais quer nas estradas, quer nos caminhos deferro indianos, particularmente no estado de Uttar Pradesh, onde ocorreu oincidente.

O Vande Bharat Expresspode atingir uma velocidade de 180 quilómetros por hora. O trajecto entre NovaDeli e Varanasi – cidade sagrada do Hinduísmo na margem do rio Ganges – é de850 quilómetros. Cerca de 23 milhões de indianos recorrem diariamente aoscomboios do país.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.