Amor amargo. Detida cabecilha de rede que enganou nove mulheres

Fotografia: Ou Mun Tin Toi/TDM

A Polícia Judiciária anunciou esta quinta-feira a detenção de uma mulher, suspeita de liderar uma rede de burlões que enganou pela menos nove outras mulheres, que foram seduzidas por alegados parceiros virtuais que nunca chegaram a conhecer.

As vítimas enviaram 540 mil dólares de Hong Hong para oito contas de instituições bancárias estrangeiras, convictas de que estariam a ajudar os respectivos namorados a superar dificuldades financeiras. 

As vítimas, com idades compreendidas entre os 27 e os 52 anos, fizeram um número indeterminado de transferências para várias contas bancárias no exterior, com o objectivo de desbloquear alegadas remessas postais enviadas pelos alegados burlões e que teriam ficado retidas na Alfândega: “As vítimas disseram à polícia que tinham travado conhecimento com um cidadão estrangeiro, por quem se teriam apaixonado. Os burlões enviavam-lhes presentes, mas em vez de receberem as prendas, as mulheres recebiam uma notificação de uma empresa de entrega de parcelas postais que dava conta de que os alegados presentes continham objectos proibidos ou uma grande quantia de dinheiro ou que tinham sido retidos pela Alfândega”, explicou Lei Hon Nei, em conferência de imprensa. “Os burlões persuadiam depois as vítimas a transferir dinheiro para uma das oito contas bancárias com o propósito de desbloquear as parcelas. Depois de enviado o dinheiro, os supostos namorados desapareciam”, complementa a porta-voz da Polícia Judiciária, citada pelo Canal Macau.

Depois de investigar as transacções bancárias e as informações relativas às contas para as quais o dinheiro foi transferido, a Polícia Judiciária prendeu uma mulher de 58 anos, que trabalhava como professora a tempo parcial. Depois de obter um mandado para revistar a casa da suspeita, a polícia de investigação do território encontrou recibos relativos às contas utilizadas para enganar as vítimas, bem como o material informático a que recorreu para defraudar as nove mulheres. Interrogada pela PJ, a suspeita assumiu as suas responsabilidades no processo e revelou que falava com algumas das vítimas desde Maio último. Os restantes membros da rede de burlões continuam a monte. O caso foi entregue ao Ministério Público. A suspeita deverá ter que responder perante a justiça do território pelos crimes de fraude e associação criminosa.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.